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ENTENDA SEU PÚBLICO E OTIMIZE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Você sabia que é indispensável entender sobre a experiência do usuário nas plataformas digitais do seu negócio! Por que isso, investir em estratégias digitais é um grande passo para começar a entender melhor seu público e, com isso, otimizar a experiência de cada usuário.

Você já ouviu falar nesse conceito? Ainda não? Fique tranquilo que está no lugar certo. Conhecido também como Design UX ou apenas UX na área de marketing digital, esse conceito nunca foi tão difundido quanto está sendo atualmente, por isso é fundamental que você compreenda todos os seus processos.

A sigla UX é uma abreviação da palavra inglesa “User Experience” a qual é traduzida para o português como experiência do usuário. Essa área do marketing digital e do design trata questões de usabilidade, fluxo e a maneira de pensar do seu público no mundo online, além dos seus interesses, é claro.

Portanto, continue lendo este artigo e veja 3 dicas sobre como otimizar e, consequentemente, melhorar a experiência online do usuário do site do seu negócio. E, com isso, aumente suas vendas alcançando o tão esperado sucesso!

Entenda melhor o conceito de experiência do usuário
Você com certeza já sabe que os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital. Mas, você tem em mente o que isso significa? Em primeiro lugar é que eles querem mais comodidade e praticidade e, para isso, buscam formas simples e agradáveis de executar suas tarefas diárias e procurar produtos e serviços de seus interesses.

No entanto, é válido ressaltar que nem todos os usuários são iguais e se interessam pelas mesmas coisas. Muito pelo contrário! Cada consumidor tem um perfil diferente e você precisa conhecer cada perfil a fim de oferecer os produtos, serviços e conteúdos corretos.

Sendo assim, pensar na experiência do usuário é antecipar a maneira que as pessoas vão acessar a sua empresa no ambiente digital, seja em sites ou em mídias sociais. Não adianta pensar naquilo que é melhor para você ou para seus funcionários, por exemplo. É sempre o usuário quem vai ditar como encontrar as informações que deseja.

Nem sempre vai ser fácil conhecer e entender seu público, mas é fundamental para ter o sucesso esperado. O ambiente online não pode mais ser deixado de lado pela sua empresa.

Além de fidelizar os clientes já existentes, você encontrará muitos clientes em potencial a partir dessas estratégias digitais! O sucesso está muito mais perto do que você imagina. É só investir em marketing digital e otimizar a experiência do usuário.

3 dicas de como otimizar a experiência do usuário
Agora que você já sabe o que significa a experiência do usuário e os motivos pelos quais é importante investir nesse conceito, confira 3 dicas de como otimizar a experiência do usuário no ambiente digital de sua empresa.

1 Quem é seu público?
O primeiro passo a ser dado é conhecer bem o seu público. Só assim você vai conseguir entender a forma que o usuário pensa, o que ele gosta e saber quem realmente se interessa pelo seu site, blog, aplicativo, entre outros.
Com isso, você pode criar personas, as quais devem ser parecidas com seu público, a fim de fazer conteúdos e oferecer produtos e serviços que atinjam esse público chave. Descreva detalhadamente as ideias e foque nas informações pessoais!

2 Pense no design
Depois de conhecer muito bem o seu público é necessário pensar um pouco na estética, no design. Isso porque a primeira impressão do template do seu site, por exemplo, é levada muito em conta pelos usuários. É como entrar em uma loja pela primeira vez. Você não gostaria de encontrar um ambiente bagunçado e poluído, não é mesmo?

Pois bem, então não deve fazer isso com o design do seu site. Se os seus usuários forem mais minimalistas, não deixe de investir em um site mais limpo. Caso contrário, opte por não colocar muitas informações em uma mesma página, por exemplo, para que nada fique confuso!

3 Usabilidade: entenda esse termo
A fim de complementar a estética você deve pensar na usabilidade do site. Mas, afinal, o que é isso? Usabilidade é deixar o site funcional e não apenas bonito e agradável. É um termo que define com que facilidade e eficiência os usuários conseguirão navegar pelo site ou aplicativo.

Quanto melhor for a usabilidade, mais chances seu negócio tem de crescer. Isso porque o usuário ficará satisfeito com a experiência e levará em conta o fato de ter encontrado praticidade ao navegar pelo site da sua empresa.

A produção de conteúdo e a hierarquia das informações também são fatores que devem ser pensados posteriormente. Tudo, é claro, com base nas personas que você criou pensando em seus usuários.

Não se esqueça de que você pode contar com a Agência Sinta para criar seu site e otimizar a experiência do usuário de maneira profissional. Invista em marketing digital e esteja sempre um passo a frente!

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10 MOTIVOS PARA VOCÊ USAR UM DESIGN RESPONSIVO EM SEU SITE

Você está lendo esse post de um computador, de um tablet ou de um celular? Essa não é uma pergunta aleatória. Só está sendo feita porque a forma como estamos navegando na internet está cada vez mais diversificada, e qualquer uma das opções é possível.

Seu site está adaptado para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos? Você possui visitantes que se conectam a você tanto pelo desktop como pelo celular ou tablet? E se falarmos que essa condição nem é tão nova assim, isso deixaria você mais alerta?

Nesse post, vamo explorar algumas questões básicas sobre responsividade e mostrar algumas vantagens que isso traz em termos de desempenho e resultados.

Algumas perguntas que iremos responder ao longo do post:

O que é um site responsivo?
Por que você precisa ter um site responsivo?
Como um site responsivo pode ajudar em seu negócio?
O que pode acontecer se você não se adaptar?
Guia para (re)fazer o site da sua empresa
Quer mais resultados com seu site? Descubra neste eBook tudo o que um site deve ter para gerar mais negócios.
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Introdução: Muito além do desktop
Você está lendo esse post de um computador, de um tablet ou de um celular? Essa não é uma pergunta aleatória. Só está sendo feita porque a forma como estamos navegando na internet está cada vez mais diversificada, e qualquer uma das opções acima é possível.

Já faz um tempo que ninguém mais diz “vou entrar na internet”. Basta pegar o celular ao lado, conectar e pronto. Sem dificuldade alguma estamos online.

Olhe ao seu redor, em seu escritório, no ponto de ônibus, na praça de alimentação do shopping, na praia, no café e até mesmo no trânsito. Alguém deve estar com um celular na mão, certo? É um comportamento tão comum que não pensar em como ele pode influenciar o seu negócio é ficar para trás.

Ao mesmo tempo, um detalhe precisa ser levado em consideração. A maioria dessas pessoas está navegando ou em aplicativos ou em sites adaptados para dispositivos móveis. Fato que deixa ligado o alerta: precisamos fazer com que nosso negócio também esteja à mão dos usuários. Caso contrário, a chance de ele sair de nosso site, por conta de uma má experiência, e ir para um site concorrente, é enorme.

E é nesse quesito que as vantagens de um site responsivo surgem.

O que é um site responsivo
Sabe aquele site que você abre no celular e a tela até fica ajustada, mas com letras tão pequenas que você precisa utilizar o zoom para ler? Então, esse não é um site responsivo.

Sites responsivos são inteligentemente projetados para serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Um design responsivo identifica qual é a largura de cada dispositivo e, dessa forma, consegue determinar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de forma plena. Também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.

Em termos bem práticos, é aquele site que, com o mesmo layout, se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Uma outra confusão comum acontece entre sites responsivos e versões mobile de um site. Há algumas diferenças entre essas duas características, como veremos abaixo.

Diferenças entre um site responsivo e uma versão mobile
Responsivo é todo o site projetado para ser adaptado para qualquer tipo de tela. É uma única estrutura de códigos que funciona em diferentes resoluções.

Um mobile template é um pouco diferente, é um segundo site separado, feito exclusivamente para ser aberto em determinados tipos de dispositivos.

O recomendado, por diversos motivos que você verá abaixo, é que o site seja responsivo. No entanto, se ainda não for possível ou se você estiver com um projeto em andamento para essa adaptação, uma versão mobile ou um plugin que adapte para dispositivos móveis é uma opção interessante também.

O blog da Resultados Digitas hoje é responsivo, mas por algum tempo utilizamos o plugin WP Touch, que faz automaticamente um novo layout sempre que um usuário acessa seu site via dispositivo móvel. Foi uma medida provisória até que nosso novo layout 100% responsivo ficasse pronto.

10 motivos para ter um site responsivo (e suas vantagens!)
Agora que você já está contextualizado e já entendeu o que é um site responsivo, chegou a hora de falarmos alguns motivos para você usar esse recurso em seu site.

1 – Melhorar a experiência do usuário
Experiência do usuário é tudo. E traz resultados concretos.

Segundo o Google Think Insights, se um usuário acessar sua página via dispositivo móvel e não encontrar o que procura, há 61% de chances de ele desistir e partir para outro site.

Em contrapartida, se ele fica satisfeito com o seu site, com uma experiência positiva, as chances de ele converter em seu produto ou serviço são de 67%.

Pegue você mesmo como exemplo. Sempre que você abre um site pelo celular e percebe que ele está desalinhado, você fica satisfeito?

2 – Acesso via mobile está crescendo (e deve continuar)
De acordo com o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 39% da população total brasileira já tem acesso à internet via celular e outros dispositivos móveis. Em número absolutos, a porcentagem representa 79 milhões de brasileiros.

A tendência é confirmada na mesma pesquisa, que mostra um aumento de 109% no número de pageviews via dispositivos móveis, e uma queda de 12% dos pageviews via desktops.

3 – SEO + Mobilegeddon
O Google favorece websites responsivos e, sobretudo quando a busca é feita via dispositivo móvel, dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico.

Portanto, ter um site responsivo colabora com que seu site apareça nos resultados de busca, independentemente do dispositivo que o usuário esteja utilizando para realizar a pesquisa.

Uma das atualizações do Google de 2015 ganhou o carinhoso apelido de Mobilegeddon (Mobile + Armageddon). A intenção do Google é favorecer os sites que são responsivos ou que possuem uma versão mobile em detrimento aos que não estão preparados. Falamos com mais profundidade sobre essa atualização de algoritmo no post “Mobilegeddon: seu site está preparado?”.

Além disso, a estrutura de URL permanecerá a mesma em todos os dispositivos, o que também melhora o seu ranking e a visibilidade de seu site para o robô de busca.

4 – Aumentar a velocidade da página
Uma das recomendações do Google PageSpeed Developers é que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel seja carregado em menos de 1 segundo. E o carregamento completo da página em menos de 2 segundos.

Na maioria dos casos, isso se torna inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o Google, também prejudica o usuário. Caso o site demore a carregar, há uma alta probabilidade de que o usuário feche a janela e procure o que precisa em outro lugar.

Um site responsivo já é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, e por isso é carregado mais rapidamente do que uma versão desktop.

5 – Diminuir a taxa de rejeição
Ter um site responsivo reduz a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.

Esse item está ligado à experiência do usuário, uma vez que, se ele não for bem recebido ao entrar na página, as chances de ele fechar e desistir – ou partir para outra pesquisa – são grandes.

É importante tomar cuidado com essa taxa de rejeição, uma vez que, se ela estiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante. E quando isso acontece, as chances de sua página perder posições é grande.

6 – Aumentar as vendas
Ainda baseado no relatório Digital, Social & Mobile 2015, temos um dado de que 15% dos brasileiros que utilizam a internet em dispositivos móveis fizeram uma compra nos últimos 30 dias.

Nesse quesito, a preferência da população brasileira ainda é o desktop, que tem para o mesmo quesito uma taxa de 36%.

Mesmo assim, os números mostram uma tendência que está em pleno desenvolvimento. Ter um aplicativo ou um site responsivo para um ecommerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas.

7 – Aumentar a taxa de conversão de Leads
Assim como há aumento de vendas, há também a possibilidade de aumentar a conversão e gerar Leads por meio de dispositivos móveis.

Se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, é muito necessário que as páginas sejam responsivas. O usuário poderá estar navegando nas redes pelo smartphone quando visualizar seu link no feed de notícias. E se, ao clicar, a página for desalinhada, é muito maior a chance de ele não converter do que ele abrir novamente o link no desktop.

Aqui na Resultados Digitais temos Landing Pages responsivas, o que certamente contribui para que tenhamos conversões via dispositivos móveis.

8 – Mais compartilhamentos nas mídias sociais
O Brasil possui 78 milhões de contas em redes sociais que são acessadas por dispositivos móveis, número que equivale a 38% da população total. Esse número não significa usuários únicos, uma vez que uma pessoa pode ter várias contas em diferentes redes sociais, por exemplo.

Porém, não deixa de ser um número expressivo. Como o acesso às redes sociais via celulares e tablets é a cada dia mais frequente, nada mais inteligente do que seu site ser responsivo. As chances de suas páginas serem compartilhadas em redes sociais por esses usuários são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação.

Além do mais, ter apenas uma única página responsiva deixa a experiência mais agradável também para quem acessa um link que foi compartilhado via celular por outra pessoa. Isso evita que uma versão móvel – geralmente bem resumida – seja aberta em um desktop, como aqueles domínios, por exemplo, “http://m.site.com/slug-da-pagina”, ou “http://site.com/mobile/slug-da-pagina”.

9 – Preparar-se para dispositivos futuros
Uma das maiores vantagens de um design responsivo é que ele é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Ou seja, não importa qual a resolução da tela do dispositivo que o seu visitante está utilizando, o layout irá se adaptar.

Isso abre uma brecha para dispositivos futuros, que poderão ser lançados com resoluções diferentes. Um layout responsivo deixa seu site pronto para qualquer dispositivo, mesmo os que ainda não existam.

10 – Adaptar-se à indexação prioritária de sites mobile no Google
Em março de 2018, o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site na hora de indexá-lo. De acordo com o comunicado, isso não afeta o rankeamento diretamente – isso já acontecia pelas razões apresentadas no item 3 deste post.

Antes disso, a indexação era prioritariamente feita pela versão desktop dos sites, o que causava conflitos em caso de conteúdos diferentes por dispositivo. Apesar do Google garantir que não há mudança no ranking, é um indício claro de que os sites mobile são mais importantes para o buscador.

Conclusão
Dispositivos móveis já estão aí para ficar. Não é mais o futuro, é o presente. Afinal, não é de todo absurdo também que algumas pessoas já nem usem a internet via computadores. E nem de que algumas pessoas sequer tenham computadores em casa.

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CRIAÇÃO DE SITES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA SUA EMPRESA SAIR NA FRENTE!

Está pensando em contratar uma empresa de criação de sites para colocar estrategicamente seu negócio no mundo digital? Se sua resposta a esta pergunta foi sim, saiba que você realmente precisa ler este conteúdo, pois ele irá lhe ajudar a conhecer e entender quais são as principais tendências para ganhar pontos e sair na frente neste segmento.

Estar bem posicionado no mundo virtual é, hoje, uma das formas mais eficazes de alcançar bons resultados no empreendimento. Mais que importante, aplicar corretamente as técnicas e métodos na criação de sites, assim como em seu constante aperfeiçoamento, possibilitará uma real oportunidade para a empresa que, é claro, deve ser abraçada rapidamente.

Será que você tem se mantido atento a todas as novidades e oportunidades do segmento digital? Veja a seguir 10 tendências em criação de sites que você precisa usar e aplicar na sua página!

1. Automação
Tarefas feitas de modo não manual é tendência em todos os segmentos, desde a indústria ao mundo digital. Na criação de sites, bem como em todo o seu desenvolvimento e andamento, a automação contribui garantindo um estreitamento na relação com o lead através, por exemplo, do encaminho de e-mails em processos informatizados.

2. Chat boots
Outra mecanização utilizada nos sites e blogs da atualidade é o chat boots, que são robôs que respondem a perguntas e questionamentos através dos chats das páginas. Extremamente inteligentes, eles utilizam suas perguntas e respostas como filtros e procuram solucionar os problemas, encaminhando para um atendente apenas quando necessário.

3. Cinemagraphs e gifs
Fotos e vídeos garantem uma maior interação do leitor com o conteúdo. Neste contexto, uma tendência que tem sido muito explorada são os cinemagraphs e gifs, pequenos vídeos que carregam com facilidade e que atraem e prendem a atenção do lead. Explorar sua utilização na página pode torná-la muito mais interessante. Pense nisso!

4. Experiência do usuário como foco
Outra grande tendência do mundo virtual, base para quem quer ser considerado como bom neste ambiente, é a preocupação e busca do contínuo melhoramento da experiência do usuário na página. Considerado como foco, não existe um limite para que esta experiência seja boa, podendo, portanto, sempre ser aperfeiçoada para melhores resultados.

5. Imagens de alta qualidade
Imagens interagem e complementam o sentido do conteúdo e por isso são muito importantes dentro do ambiente virtual. Para agradar ao lead, é imprescindível escolher imagens de alta qualidade e garantir, ainda, seu fácil carregamento.

6. Internet das coisas
Não tem como falar em tendências sobre a criação de sites sem citar o IoT – Internet of Things. Considerada como a próxima “Revolução”, com papel tão importante quanto a Revolução Industrial, a internet das coisas conecta aparelhos de uso cotidiano à rede, a fim de melhorar a experiência de seu uso.

7. Layout clean e mobile first
Outra grande tendência é a opção por layouts mais simples e limpos, que não poluem ou dificultam o usuário de enxergar o que realmente lhe interessa na página. Menos é mais neste contexto! O mobile first também deve ser trabalhado, principalmente tratando-se do layout que deve prever a utilização a partir de inúmeros tipos e formatos de dispositivos.

8. Maior interação e storytelling
Ao pesquisar um guia turístico o que lhe parece mais atrativo: Ler detalhes sobre o lugar ou conhecê-lo por meio de uma navegação interativa? Com certeza a segunda opção é mais interessante! Neste cenário, propor a construção de histórias e o envolvimento do lead é a principal oportunidade para ter sucesso neste ambiente.

9. Realidade aumentada e realidade virtual
Tecnologias que antes estavam em evidência apenas para o segmento de jogos, as realidades aumentadas e virtuais são agora modelos de sucesso para inúmeros negócios. Esta segmentação do marketing digital ainda é relativamente nova, entretanto, por tamanha atratividade já conta com muitos projetos voltados ao seu desenvolvimento.

10. Rolagem de barra infinita
Sites tradicionais ou formatos onepage, com rolagem infinita? Qual a melhor opção para atender satisfatoriamente ao seu público? Graças ao feed de notícias das redes sociais, é cada vez mais comum que páginas sejam criadas no mesmo parâmetro, visto que as pessoas se acostumaram a tal padrão. É claro que vale avaliar o lead e qual a melhor opção para ele.

A internet é a porta de entrada para o sucesso e após passar por ela é preciso investir em estratégias e aplicações que são como degraus que levam ao topo. Para ser bom, é preciso manter-se atento a tendências e modernizações, além disso, é essencial buscar sempre por melhorias e aperfeiçoamentos para sempre surpreender ao lead.

Quais tendências entre essas citadas você já conhecia e aplicava na sua página? Quais delas passarão a fazer parte agora do processo de criação de sites que você está planejando por em prática?

Aproveite para comentar e trocar experiência com outros leitores e destaque-se no mundo virtual!

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CRIAÇÃO DE SITES AJUDANDO GESTORES DE TI

Você já sabe o quanto é importante criar um site, com certeza conhece também alguns dos números que demonstram como a otimização de sites em SEO é benéfica para a empresa como um todo, seja ela de qual ramo for. Mas, será que você já está preparado para usar tais recursos a favor da sua gestão de TI?

A criação de sites é um dos passos mais importantes e decisivos hoje em dia dentro de um empreendimento. A partir do mundo online, muitos negócios são expandidos em concordância com a queda das barreiras geográficas que, neste ambiente, deixam de existir.

O desenvolvimento de sites é uma tarefa praticamente obrigatória para aqueles que desejam estar dentro do grupo do mercado moderno. Para o gestor de TI, trabalhar com extremo profissionalismo na área significa também economizar energia e trabalho, otimizando etapas e diminuindo falhas deixando assim o profissional mais livre para atuar em novas estratégias.

Veja ao longo deste artigo quais são alguns dos principais pontos sobre porque a criação de sites deve ser uma fase de investimento e muita atenção, objetivando sempre a maximização dos resultados de toda a empresa.

Quais problemas podem ser evitados com a otimização de sites?
Ao criar um site bem estruturado e que foi elaborado em detalhes de modo profissional, o gestor de TI rapidamente percebe diferenças nos números referentes aos problemas técnicos que lhe são repassados, geralmente altos em sites que são mais comuns.

E o que pode ser evitado a partir de um desenvolvimento de site eficiente, afinal de contas?

Entre as falhas mais comuns que podem ser evitadas na otimização de sites estão pautas como os erros no carregamento de algumas páginas, ou até mesmo em todo o URL, o redirecionamento incorreto de links e hiperlinks, e o fato de não ter critérios de usabilidade e navegabilidade enraizados no endereço, minimizando sua eficiência e agilidade.

Além do mais, vale destacar que na hora de criar um site é importante dar a devida importância na escolha por uma estruturação que permita posteriores atualizações sem dor de cabeça.

A praticidade de um site deve ser sempre um dos critérios básicos para que um gestor de TI tenha seu tempo e trabalho otimizado no dia a dia. Por isso, verifique sempre se a agência especialista em criação de sites está preparada para atender a tal necessidade.

Você sabe o que é um Site Responsivo?
Por fim, vale destacar que na criação de sites é realmente importante considerar que o seu visitante, cliente ou potencial lead, pode estar acessando ao endereço de inúmeras maneiras.

Seja através de um computador, tablet ou celular, é imprescindível que o site sempre se adapte ao dispositivo para uma melhor experiência do visitante e o site responsivo é justamente a solução em que o gestor de TI deve apostar neste contexto.

Mas, o que afinal é um site responsivo então?

Sabe aquela página virtual em que você precisa ficar dando zoom para ler as minúsculas letras que aparecem na tela do seu celular? Evidentemente, este é um exemplo de um site nada responsivo!

Site responsivo é aquele que se adapta a diferentes dispositivos. O layout sempre é mantido, porém de modo a se encaixar conforme a tela pela qual o conteúdo está sendo visto.

Entre os motivos para contratar uma agência de criação de sites que leve este recurso em consideração estão uma melhor experiência para o usuário, o crescimento do uso do móbile e seu consequente aumento de vendas também.

Quer saber mais sobre como um site otimizado pode mudar a vida de um gestor de TI? Aproveite e entre em contato com a Agência Sinta, uma agência especializada no desenvolvimento de sites responsivos!

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